CROWDWORK e derivações

12/04/2020

Os avanços tecnológicos têm proporcionado diversas maneiras de atividades conectadas. Não há dúvidas de que estamos hiperconectados, principalmente nas relações de trabalho e prestação de serviços. Com esses avanços surgem expressões "Crowd", de origem inglesa que significa, multidão.

Pois bem, relacionada ao moderno Direito do trabalho, 'CROWDWORK" refere-se a algo como "trabalho de multidões". Executado por meio de plataforma online (normalmente), número indefinido de pessoas, empresas ou organizações conectam trabalhadores e clientes em uma base global. Muitas vezes há divisão de "microtarefas", exigindo algum tipo de juízo de valor além da inteligência artificial tornando as tarefas monótonas. Apesar disso, também há atividades mais significativas, geralmente ligadas a marketing, como criação de logo e sites. Veja que a prestação de serviço pode ser fornecida por meio de CROWDWORK de maneira descentralizada e a estes prestadores se dá o nome de CROWDWORKERS.

As expressões derivadas do CROWD não param por aí, tem-se a CROWDSOURCING, direcionada a busca de serviços, ideias ou conteúdo, a solicitação não vem de funcionários ou fornecedores, mas de um grupo de pessoas com habilidades necessárias e que estão na comunidade on-line. Essa oferta global para prestar os serviços auxilia no baixo custo da contratação. Essa modalidade pode ser exemplificada, de maneira bem divertida, como aquela situação de um rapaz que pediu ajuda dos internautas para fazer photoshop em uma foto sua. O resultado foi desastroso e virou meme em toda a rede.

Brincadeira à parte, na Alemanha o crowdworking já é realidade e uma empresa afirma dispor de mais de um milhão de CROWDWORKERS sem sua plataforma. Aqui no Brasil, o exemplo mais comum é uso de aplicativo para transporte, como UBER.

Fora do campo trabalhista ainda se tem "CROWDFUNDING", direcionada a financiamentos coletivos; e a "CROWDLAW", com a ideia de participação da sociedade, a plataforma auxilia na criação de leis. Aliás, muitos Governos já vêm "testando" esta modalidade de pesquisa a influenciar na legislação pátria.

Ok, professora! Entendi todo a estrutura do "CROWD", mas o que isso tem a ver com o COVID-19? De forma imediata, as restrições do direito de ir e vir e a paralisação das atividades há com certeza o aumento de CROWDWORK, pois se exige, com ou sem plataforma especifica, que empresas, organizações e pessoas estejam conectadas com clientes e fornecedores. Ademais, visualiza-se um cenário de maior desemprego e falências, o que proporciona um leque de prestadores de serviços (CROWDSOURCING) a serem prestadas de forma virtual, independente e, certamente reduzindo os cursos do tomador de serviços.

prof.minutoconcurseira © Todos os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora